Ministério da Educação Brasil - País rico é país sem pobreza
Sobre Isenção - Modalidades Integrada, Subsequente e PROEJA

Posso concorrer como isento?

Sim. O IFBA oferece isenção parcial da taxa de inscrição. Quem conseguir a isenção paga o valor correspondente a 10% da taxa de inscrição dependendo da modalidade do curso.

Veja os critérios:

Será concedida a isenção parcial da taxa de inscrição para os candidatos que atenda aos requisitos, por modalidade de ensino conforme a seguir:

Para os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade Integrada e para os cursos do Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA:

a) tenha cursado todo o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;

b) seja concluinte do supletivo do Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;

c) tenha cursado os sete primeiros anos (1ª a 7ª série) e seja concluinte isto é, que esteja cursando a 8ª série do Ensino Fundamental em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;

Para os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Modalidade Subsequente:

a) tenha cursado o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano) em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;

b) tenha cursado o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país, tenha cursado os dois primeiros anos (1º e 2º ano) e seja concluinte isto é, esteja cursando o 3º ano do Ensino Médio em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país;

c) tenha cursado todo o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país e seja concluinte do Ensino Médio, através de exames supletivos ou curso equivalente, em estabelecimento da rede pública de ensino sediado no país, e comprove a aprovação, até a data do pedido de isenção, em no mínimo quatro disciplinas, incluindo, dentre elas, obrigatoriamente, Português e Matemática.

Se eu estudei em escola particular posso concorrer como isento?

Não.

Candidatos que cursaram ensino fundamental e médio em escola privada (mesmo que tenha sido apenas um ano) não têm direito à isenção parcial. O próprio sistema de inscrição inibe a opção de isenção para quem declarar que estudou em escola privada. É bom observar que quem se declarar isento terá que apresentar comprovação no período de entrega de documentação.

Se meu pedido de isenção parcial for negado, o que faço?

Você pode entrar com um pedido de recurso.

Se meu recurso do pedido de isenção parcial for negado?

Você deve pagar o restante da taxa.

NO ATO DA INSCRIÇÃO____________________________

Como escolho me inscrever com isenção?

Se no seu cadastro você sempre tiver estudado em escolas públicas, a opção para concorrer com isenção aparecerá durante a inscrição, no 5º Passo – Confirmação da Inscrição, na opção “Concorrer à isenção Sim - Não”.

TODOS OS ARQUIVOS PUBLICADOS
INFORMATIVOS