Nota Pública - Realização das provas do Processo Seletivo IFBA 2013 Imprimir E-mail
Dom, 06 de Janeiro de 2013 18:43

Em virtude da aplicação das provas do Processo Seletivo IFBA 2013, e, da ocorrência de problemas isolados relacionados a candidatos que não compareceram ao local de prova alegando problemas no Portal IFBA, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) informa:

1.   As listas com os locais de prova foram divulgadas no site do IFBA no dia 5 de dezembro de 2012. O sistema para consulta individual de local para aplicação das provas ficou disponível todo esse tempo. O site do IFBA não apresentou problemas significativos que o levasse a ficar fora do ar, causando prejuízo a estas consultas;

2.   Na última sexta-feira, 4 de janeiro, último dia útil antes da aplicação das provas, a equipe do Setor de Seleção atendeu os candidatos das 8h da manhã às 19h da noite pelos telefones (71) 2102-0474 e 2102-0446. Ontem, sábado, 5 de janeiro, véspera da prova, a equipe continuou o atendimento telefônico das 6h da manhã às 18h. Os candidatos que solicitaram informação do local de prova foram atendidos. Hoje, 6 de janeiro, a equipe ficou disponível desde às 6h30, mas nenhum candidato de Vitória da Conquista solicitou informações pelo número telefônico;

3.   O Processo Seletivo IFBA 2013 está sendo realizado em 20 cidades da Bahia para cerca de 41 mil candidatos na normalidade. Os portões dos locais de prova foram abertos às 7h20. Em Vitória da Conquista o número de inscritos foi de 3.369, destes, cerca de 60 compareceram ao campus do IFBA de Vitória da Conquista reclamando desconhecimento do local de prova após as 7:20. Não houve problema semelhante em nenhum outro local de aplicação de prova.

4.  O diretor do Processo Seletivo em Vitória da Conquista atendeu os alunos no local, e procurou a Pró-Reitoria de Ensino para consultar os locais de prova destes candidatos que não haviam consultado a lista dos locais de prova. Foi priorizado o atendimento aos candidatos da Modalidade Integrada, pois o IFBA era um dos locais de aplicação de prova desta modalidade. Os candidatos da Modalidade Subsequente que não consultaram o portal durante o período de um mês que as listas foram disponibilizadas, infelizmente não tiveram tempo hábil para fazer a consulta após a abertura dos portões e se locomover até o local de prova.

5.  Foram consultados, após a abertura dos portões, os locais de prova de 24 candidatos. Destes, 11 candidatos (46%) fizeram a prova no IFBA; 9 candidatos (37%) não fizeram a prova pois não conseguiram se locomover para outros colégios; e 4 candidatos (17%) não estavam inscritos pois a isenção foi indeferida e os mesmos não complementaram o pagamento da taxa. Todos estes não consultaram a lista no site nem o sistema de acompanhamento das inscrições no prazo.

Lívia Santos Simões

Pró-Reitora de Ensino do IFBA