Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA



Engenharias

As engenharias buscam estar sintonizadas com a realidade atual, inserindo profissionais no mundo do trabalho aptos ao desenvolvimento de novas tecnologias, soluções criativas e sustentáveis.

 

CURSOS OFERECIDOS:

 

Engenharia Ambiental


Perfil: O engenheiro ambiental aplica tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas; procura preservar a qualidade da água, do ar e do solo; ocupa-se do estudo de várias fontes de energia e da avaliação do potencial energético de uma região; realiza estudos sobre impacto ambiental; elabora e executa planos, programas e projetos de gerenciamento de recursos hídricos, saneamento básico, tratamento de resíduos e recuperação de áreas contaminadas ou degradadas.

Onde atua: Usinas termoelétricas; indústrias de base (química e petroquímica, de mineração, siderurgia e de papel e celulose); obras de infraestrutura, como rodovias e ferrovias.

Duração mínima: 4 anos

Onde estudar: Vitória da Conquista

 

Engenharia Elétrica

 

Perfil: O engenheiro eletricista atua no planejamento e na operação dos sistemas elétricos, no projeto de equipamentos e instalações elétricas industriais, comerciais e residenciais.

Onde atua: Empresas privadas e estatais; instituições de ensino e pesquisa; prestadoras de serviços de projetos, manutenção e supervisão.

Duração mínima: 4 anos

Onde estudar: Paulo Afonso/Vitória da Conquista

 

Engenharia Industrial Elétrica


Perfil: O engenheiro industrial eletricista desenvolve projetos elétrico-eletrônicos, informática industrial e automação, controle automático de processo de rede de comunicação, rede de transmissão, distribuição de energia e sistema microprocessado.

Onde atua: Concessionárias de energia (geração, transmissão ou distribuição); concessionárias de telefonia (infraestrutura dos sistemas de  elecomunicações); indústrias em geral.

Duração mínima: 4 anos

Onde estudar: Salvador

Página do curso

Engenharia Industrial Mecânica

 

Perfil: O engenheiro industrial mecânico desenvolve atividades nas áreas de transporte, geração de energia e manutenção de indústrias; domina técnicas de projeto, construção e utilização de equipamentos, máquinas e dispositivos;

Onde atua: Empresas nas áreas de engenharia de materiais e metalurgia, térmica e fluidos, motores de combustão interna, processo de fabricação, projeto de máquinas e equipamentos, engenharia de produto, gerência da produção, instrumentação, automobilística, automação e controle.

Duração mínima: 4 anos

Onde estudar: Salvador

 

Engenharia Química

 

Perfil: O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, papel e celulose; desenvolve produtos e equipamentos; pesquisa tecnologias mais eficientes; implanta processos industriais não-poluentes; concebe projeto e dirige a construção e a montagem de fábricas, usinas e estações de tratamento de rejeitos industriais.

Onde atua: Indústrias e laboratórios.

Duração mínima: 4 anos

Onde estudar: Salvador

Página do curso

 

 
Especialização Técnica SMS

Curso de Especialização Técnica em Segurança, Meio Ambiente e Saúde - SMS


No cenário baiano, iniciativas de novos cursos de especialização que atendam uma proposta de educação permanente dos trabalhadores, são bem vindos, haja vista as mudanças tecnológicas e de gestão que se mostram cada vez mais aceleradas, passando a exigir das instituições educativas respostas concretas, rápidas e objetivas visando ao atendimento destas demandas crescentes.

 

Objetivo Geral:

Aperfeiçoar e capacitar especialistas na área de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, suprindo a demanda por educação continuada de profissionais que atuam nestas áreas de conhecimento em industriais do entorno da Baia de Todos os Santos.

Público-alvo:

Profissionais com, pelo menos, formação em nível técnico.

 

Matriz curricular:

Introdução à Abordagem SMS – 15h/a

Introdução à Metodologia da Pesquisa – 15h/a

Introdução ao Direito da Saúde e Segurança no Trabalho – 40h/a

Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamento e Instalações – 30h/a

Administração Aplicada a Segurança do Trabalho – 30h/a

Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – 40h/a

Impactos Ambientais – 30h

Sistema de Gestão Ambiental – 30h/a

Ambiente de trabalho e saúde – 40h/a

Doenças Relacionadas ao Trabalho – 30h/a

Prevenção de Emergências e Primeiros Socorros – 30h/a

Metodologia da Pesquisa – 30h

Visitas Técnicas – 12h/a

 

Coordenação:

Coordenador: Armando Hirohumi Tanimoto

Vice-coordenador: Cláudio Reynaldo Barbosa de Souza

 

Corpo Docente*:

Aldemário Rocha

Claudio Reynaldo Barbosa de Souza

Francisco Barros

Geraldo Cadidé

Marcelo Santana Silva

Marines Scherer

Marlene Peso

Núbia Moura Ribeiro

Pedro Prata

Rafael Gomes Wanderley

Ronan Caires de Brito

Vanessa Hatje

*Ocasionalmente, poderá haver substituição de docente sem aviso prévio, respeitando-se a titulação necessária para o ministro da disciplina.

 

Informações Gerais:

Curso Gratuito.

Aulas: Sextas das 18:00 às 22:00 h / Sábados das 08:00 às 12:00 h

Carga horária total: 372 h/a

Local de realização: IFBA – Campus Barbalho

Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.     (71) 2102-9506

 
Especialização PROEJA

Curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos


Tendo em vista as inúmeras novidades e desafios políticos, didático-pedagógicos e metodológicos constantes no Proeja – entendido como política pública voltada para a formação de jovens e adultos vítimas de processos históricos que os cercearam do direito à conclusão da educação básica e de uma formação profissional de qualidade – é imprescindível a consolidação de uma política de formação continuada de profissionais – docentes, técnicos administrativos e gestores educacionais – como uma das maneiras fundamentais para se mergulhar no universo das questões que compõem a realidade desse público, de investigar seus modos de aprender de forma geral, tendo em vista compreender e favorecer lógicas e processos de sua aprendizagem no ambiente escolar. Assim, o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, vem atender a uma necessidade cada vez mais evidente nas áreas de Educação Profissional e de Educação de Jovens e Adultos no Estado da Bahia, em especial, na Região Metropolitana de Salvador e municípios vizinhos e nas cidades de Valença e Senhor do Bonfim e suas regiões, uma vez que tende a suprir a carência e/ou ausência de reflexões acerca dessas modalidades de ensino na formação pedagógica dos cursos de licenciatura e, principalmente, a total ausência das mesmas nos cursos de bacharelado.

Objetivo Geral:

Formar profissionais para atuar na elaboração de estratégias e no estabelecimento de formas criativas das atividades de ensino-aprendizagem, e para prover pro-ativamente as condições necessárias e as alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da Educação Profissional integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são implementados.

 

Público-alvo:

Profissionais com curso superior que trabalhem nas Redes Públicas de Ensino e atuem no Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA.

Matriz curricular:

Educação profissional, educação básica e educação de jovens e adultos no Brasil: princípios e concepções político-pedagógicas numa análise sócio-histórica – 30h/a

Educação, Trabalho e Transformações sociais – 30h/a

Gestão Democrática da Educação e Organização da Escola – 30h/a

Economia Solidária – 20h/a

Legislação e Políticas Públicas na Educação Brasileira: educação de jovens e adultos, educação básica e educação profissional – 20h/a

Educação e Pluralidade – 35h/a

Concepções Curriculares na Educação Profissional e na Educação Básica na Modalidade de EJA – 40h/a

Experiências Pedagógicas na Educação Profissional e na Educação Básica na Modalidade de EJA – 35h/a

Psicologia da Juventude e da Idade Adulta – 30h/a

Didáticas na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos – 40h/a

Metodologia de Pesquisa em Educação – 50h/a

 

Coordenação:

Coordenador: Cléa Teresa Queiroz

 

Corpo Docente*:

Biagio Mauricio Avena

Carlos Alex de Cantuária Cypriano

Célio Alves Espíndola

Cléa Teresa Queiroz

Daniel Andrade Caribe

Daniel Romero

Gilca Bezerra Alves Siebra

Glauria Janaína

Ismário Miranda

Jaqueline Vieira

José Moacir Fortes Saraiva

Lícia Maria dos Santos de Jesus

Lúcio André Andrade de Conceição

Ludmila Oliveira Cavalcante

Márcia Maria Leone

Maria da Conceição Pinheiro Araújo

Maria José Mariano

Nádia Hage Fialho

Nadson Silva dos Santos

Naiaranize Pinheiro da Silva

Nathália Helena Álem

Núbia Josania Paes de Lira

Patrícia Carla Zucoloto

Patrícia Rosa da Silva

Ricardo Torres Ribeiro

Rosicler Teresinha Sauer

Sílvia Lúcia Lopes Benevides

Stella Rodrigues dos Santos

Valdeci da Silva Lopes

*Ocasionalmente, poderá haver substituição de docente sem aviso prévio, respeitando-se a titulação necessária para o ministro da disciplina.

 

Informações Gerais:

Curso Gratuito.

O processo de seleção constará de prova escrita, análise de Curriculum Vitae e do pré-projeto de pesquisa e entrevista, sendo a prova escrita de caráter eliminatório.

Carga horária total: 360 h/a

Local de realização: IFBA – Campus Barbalho

Contato: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.     (71) 2102-9506